| | |
| | |
Tests | Inteligencia Emocional | Artículos | Materias
La página en español con mayor contenido sobre Aprendizaje y Técnicas de Estudio 

Técnicas-de-Estudio.org
La Web
Capacitación y entrenamiento gratuitos
Para estudiantes, docentes, ejecutivos y profesionales

Más de 1000 páginas
Artículos, cursos, técnicas, tutoriales, ejercicios, materias


Para todos los países
de habla española

Dominar herramientas 
eficaces para estudiar.
Eliminar toda dificultad 
en el aprendizaje.
Ahorrar tiempo para dedicarlo a otras actividades personales o aprender más cosas en el mismo período.
Recibirse en un tiempo 
menor al pensado.
Contar con nuevos métodos de trabajo intelectual.
Desarrollar habilidades emocionales.

Cómo aprovechar este sitio


"Lo fundamental de todo proceso pedagógico es el aprendizaje y no la enseñanza. Es el aprendizaje del estudiante y su participación el logro deseado." (Unesco, 1995)
 



Estudiar con un Método Vs. Estudiar
Sin un Método

Si hiciéramos una analogía entre tu mente y una PC, la diferencia entre estudiar CON un método de aprendizaje o estudiar SIN ese método, es muy parecido a la diferencia que existe entre una PC que contiene un buen software’ y otra que no lo contiene.


Test - Cuáles son
tus debilidades para estudiar


Test de Autoevaluación:
¿Sabes estudiar
bien?


ARTIGOS EM PORTUGUÉS


Estratégias de compreensão de leitura

Sadler, C. R. (2001) Comprehension strategies for middle grade learners. A handbook for content area teachers. Newark: IRA, 81p.

De todas as atividades cognitivas, a leitura é certamente a mais complexa, sendo essencial para o adequado e produtivo desempenho humano na sociedade moderna, pois a habilidade de ler é altamente valorizada para o crescimento social e econômico. Embora envolva inúmeros componentes básicos, uma leitura de sucesso implica na compreensão do conteúdo expresso no texto, favorecendo o seu uso como um instrumento para aprender.

Na efetivação dessa meta o leitor deve reconhecer no texto lido os fatos e eventos principais, relacioná-los entre si e com o conhecimento que já tem estruturado, retê-los para posterior utilização. Tal desempenho requer o uso do raciocínio e o estabelecimento de inferências. Assim, o objetivo principal de qualquer processo educativo deve ser o de prover o estudante dos meios necessários para desempenhar uma leitura de compreensão.

Nos anos 70, muitos professores acreditavam que o ensino da compreensão apoiava-se em um conjunto de estratégias mecânicas de decodificação, de busca e reconhecimento das palavras, de identificação dos significados e do sentido da mensagem expressa. Assim, paras eles, uma vez ocorrida a decodificação, o processo de compreensão acontecia automaticamente.

Hoje, existe hoje consenso de que a compreensão é um processo mais complexo que envolve a forma como o leitor se conecta com o texto. É um processo de pensamento, ou seja, de interação com o texto pela utilização de estratégias de previsão, auto questionamento, estabelecimento de relações, identificação da função das palavras, controle, resumo e avaliação. A importância da leitura de compreensão no processo de aprendizagem e na formação de futuros profissionais posiciona a obra de Sadler como de grande utilidade não só para o professor como para outros profissionais envolvidos com as questões da aprendizagem escolar - pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos.

O objetivo do livro aqui resenhado é fornecer subsídios para o ensino da compreensão de leitura , apresentando e discutindo 56 estratégias distribuídas em seis capítulos. A autora introduz a obra com uma breve apresentação. Em linguagem simples e objetiva, orienta o professor oferecendo uma descrição da estratégia, discussão e exemplos de como ela pode ser utilizada, individualmente, em grupos pequenos ou mesmo com uma classe inteira.

As estratégias estão organizadas segundo um objetivo comum: de avaliação do nível de compreensão; de incremento das atividades de leitura em grupo; de identificação da informação lida no texto; de organização; de aprendizagem independente; de estilos diferentes de aprendizagem. A autora complementa a informação pela apresentação dos procedimentos de aplicação e as formas de avaliação do material produzido.

No primeiro capítulo, Inspecionar para compreender, a autora reúne dez estratégias que permitem tanto ao estudante quanto ao professor, avaliar o nível de compreensão do texto lido. Isto é realizado por meio da identificação de passagens efetivamente compreendidas e daquelas não compreendidas. Um processo de discussão, seja pela intervenção direta do professor ou pela explicação fornecida por outro estudante que tenha atingido a plena compreensão, esclarece as passagens que oferecem dificuldade de compreensão. Em outro procedimento, após a leitura individual do texto, a história é recontada por um colega que procura focalizar as informações importantes. O processo de discussão é enfatizado para desenvolver as habilidades de comunicação e organização, com especial atenção para o vocabulário, para identificação da idéia central, e para o compartilhar do conhecimento adquirido. Finalizando esta primeira parte, a autora apresenta atividades voltadas para o resumo da informação obtida e para a solução de problemas.

O capítulo seguinte, Promovendo a aprendizagem cooperativa, descreve 13 atividades de trabalho em grupo que visam estimular o estudante a aprender a partir de seus pares, reforçando, ao mesmo tempo, a aprendizagem da informação proveniente de diferentes focos - verbal, visual e auditivo. Enquanto a proposta de trabalho investigativo permite que cada estudante aprenda a se responsabilizar por uma parte da informação que será trabalhada no grupo, a proposta do trabalho cooperativo favorece a troca de informação e o aprendizado da divulgação do conhecimento adquirido. Esse capitulo é particularmente interessante pois desenvolve no aprendiz os princípios da pesquisa e do papel de pesquisador.

As nove estratégias organizadas sob o rótulo Integrando ao conhecimento prévio, permitem que o estudante sinta que de ele, algum modo, está conectado ao tema em estudo. Elas também o auxiliando a criar um contexto de aprendizagem mais positivo por sentir-se parte do processo de aprendizagem. Para isso, uma das atividades propostas leva o aluno a identificar o que já conhecia do tema proposto apresentando-o à classe ou ao grupo. Em outro momento do trabalho, o aluno deve veicular pensamentos e opiniões o que permite que se estabeleça o propósito da leitura. A ampliação do conhecimento é alcançada pela leitura de outros livros sobre o tema e pela discussão em grupo. Outra estratégia proposta permite que o estudante faça uma revisão e re-elaboração do conhecimento, usando-o como estrutura para introdução de novas histórias. É interessante salientar que este conjunto de estratégias trabalha a motivação do leitor, sua auto estima, e como a própria autora refere, incute no aluno sua possibilidade de contribuir para a discussão.

No capítulo Melhorando a organização, estão agrupadas as estratégias voltadas para orientar o estudante na organização do material lido visando melhorar a sua compreensão. Para atender a esse objetivo são fornecidos mapas, guias com tópicos orientadores para serem completados, o que auxilia o leitor na elaboração do seu próprio instrumento. Além disso, estratégias como a K-W-L auxiliam o estudante a pensar sobre a informação que ele já possui (Know), formular questões sobre o que necessita aprender (Want to know) e avaliar o que aprendeu (Learned).

Os dois últimos capítulos -Promovendo aprendizes independentes e Ensinando para Estilos de Aprender - apresentam os passos necessários de cada estratégia de forma a permitir que os alunos aprendam e consigam aplica-la independentemente, em diversas situações. Descrevem meios de aumentar a informação conceitual, de extrair do texto o significado de um termo desconhecido, enfim de usar a leitura para aprender. Nessa perspectiva, trabalham com diversos instrumentos visando atender aos diferentes estilos de aprendizagem.

Ao final do livro estão relacionados os textos que serviram de apoio para a realização do mesmo. Sentese, porém, a falta da citação dos autores, no decorrer da apresentação das estratégias.

A leitura deste livro é recomendada a todos envolvidos no processo de ensino -aprendizagem, uma vez que oferece um conjunto de atividades práticas, bem definidas e bem orientadas para avaliação do desempenho.

Como a própria autora assinala, as estratégias apresentadas não servem de orientação apenas para o desenvolvimento da compreensão, mas elas também propiciam melhora nas experiências de linguagem por meio de variados métodos e modelos que podem tanto encorajar o leitor relutante como enriquecer as experiências de um leitor habilitado.

Maria Helena Mourão Alves de Oliveira
Universidade Católica de Campinas

 

Volver al Indice de Artículos


 

Test de Orientación Vocacional
 


Cómo triunfar
en los exámenes

 



EL SER HUMANO QUE ESTUDIA Y DESARROLLA SUS APTITUDES INTELECTUALES Y EMOCIONALES, TIENE MÁS POSIBILIDADES DE PROGRESO EN LA VIDA,
Y OBVIAMENTE HABRÁ DE SENTIRSE MEJOR CONSIGO MISMO.

Contacto


Técnicas | Memoria | Comunicación | Lectura Veloz | Inteligencia | Investigación | Comprensión de textos | Vocabulario