| | |
| | |
Tests | Inteligencia Emocional | Artículos | Materias
La página en español con mayor contenido sobre Aprendizaje y Técnicas de Estudio 

Técnicas-de-Estudio.org
La Web
Capacitación y entrenamiento gratuitos
Para estudiantes, docentes, ejecutivos y profesionales

Más de 1000 páginas
Artículos, cursos, técnicas, tutoriales, ejercicios, materias


Para todos los países
de habla española

Dominar herramientas 
eficaces para estudiar.
Eliminar toda dificultad 
en el aprendizaje.
Ahorrar tiempo para dedicarlo a otras actividades personales o aprender más cosas en el mismo período.
Recibirse en un tiempo 
menor al pensado.
Contar con nuevos métodos de trabajo intelectual.
Desarrollar habilidades emocionales.

Cómo aprovechar este sitio


"Lo fundamental de todo proceso pedagógico es el aprendizaje y no la enseñanza. Es el aprendizaje del estudiante y su participación el logro deseado." (Unesco, 1995)
 



Estudiar con un Método Vs. Estudiar
Sin un Método

Si hiciéramos una analogía entre tu mente y una PC, la diferencia entre estudiar CON un método de aprendizaje o estudiar SIN ese método, es muy parecido a la diferencia que existe entre una PC que contiene un buen software’ y otra que no lo contiene.


Test - Cuáles son
tus debilidades para estudiar


Test de Autoevaluación:
¿Sabes estudiar
bien?


ARTIGOS EM PORTUGUÉS


Os Equívocos da Educação Brasileira
 

Um dos maiores equívocos está na responsabilidade administrativa do Ensino Fundamental. Esta fase, antigo 1o Grau, ficou a cargo dos municípios como se fosse a fase de menor importância social. Já é hora de compreendermos que em um país de grandes dimensões, como o Brasil, o ensino fundamental tem que ficar a cargo do governo federal. O ensino profissionalizante (superior, técnico, especializado, etc.) é que deveria ficar a cargo dos Estados, Municípios e iniciativa privada. O governo federal não precisa se preocupar com o ensino profissionalizante porque as necessidades e aptidões produtivas de cada estado, e de cada município, produzem por si mesmo as escolas técnicas e superiores de acordo com as reais necessidades de cada região.

Observe que o Ensino Fundamental é a principal formação de qualquer cidadão. Portanto, não é realmente prudente deixá-lo a cargo dos municípios ou da iniciativa privada. A maioria dos políticos municipais e donos de escolas particulares, ensinam apenas o que eles acham que é certo. Muitos deles procuram transmitir, como boas, somente suas ideologias pessoais formando assim cidadãos "míopes" e tendenciosos. (Podemos constatar esta realidade observando o número de partidos políticos existentes no Brasil.) A multiplicidade de partidos caracteriza uma sociedade de educação divergente e desordenada. Tal equívoco educacional tem transformado o Brasil numa verdadeira torre de Babel (ninguém se entende adequadamente). Essa “babelice” brasileira tem dificultado a formulação de corretas soluções.

Durante a década de 90, um novo problema depreciou consideravelmente a qualidade do ensino médio e fundamental nas escolas brasileiras. O excesso de filosofias liberalistas, construtivistas e "inclusivistas", agravadas pela ingenuidade do estatuto da criança e do adolescente, propiciaram desordem e indisciplina no ambiente escolar. As "liberdades pedagógicas" e a super proteção à criança, trouxeram muito mais transtornos do que benefícios à Educação brasileira. Hoje, com as recentes "melhorias", que proíbem a punição e praticamente obrigam a aprovação via recuperação paralela, recuperação da recuperação, NOA, etc., muitas escolas estão perdendo o controle dos alunos e ficando desgovernadas. Os professores não estão conseguindo dar suas aulas de forma satisfatória porque os alunos estão desinteressados, indisciplinados e rebeldes. Com isso, o ambiente escolar está se tornando altamente estressante e a qualidade do ensino vem caindo dia após dia. O excesso de benevolência ao aluno vem causando queda de qualidade e comprometendo, inclusive, a personalidade e o caráter das novas gerações. Isso, conseqüentemente, tem multiplicado o número de pessoas improdutivas, levianas e também de marginais em todo o Brasil. Até o uniforme ("shortinho sensual” exibindo as curvas mais íntimas das crianças e adolescentes) adotado nos anos 90, é uma imoralidade totalmente oposta aos objetivos educacionais. Hoje, a sensação de impunidade (sensação de tudo pode) comum na maioria dos jovens, já nasce dentro das próprias escolas.

Valvim M Dutra
Autor do Livro
Renasce Brasil.

Volver al Indice de Artículos


 

Test de Orientación Vocacional
 


Cómo triunfar
en los exámenes

 



EL SER HUMANO QUE ESTUDIA Y DESARROLLA SUS APTITUDES INTELECTUALES Y EMOCIONALES, TIENE MÁS POSIBILIDADES DE PROGRESO EN LA VIDA,
Y OBVIAMENTE HABRÁ DE SENTIRSE MEJOR CONSIGO MISMO.

Contacto


Técnicas | Memoria | Comunicación | Lectura Veloz | Inteligencia | Investigación | Comprensión de textos | Vocabulario